fbpx

Veja como evitar o bloqueio do WhatsApp

 

O bloqueio do WhatsApp é uma situação que assusta muita gente, principalmente aqueles que usam a ferramenta para trabalhar.

Embora seja impossível prever se isso vai acontecer, existem algumas boas práticas recomendadas que vão diminuir esse risco.

Neste artigo vamos te explicar mais sobre o assunto e compartilhar algumas dicas importantes. Siga a leitura

O que é o bloqueio do WhatsApp?

Ter o WhatsApp bloqueado quer dizer que você não poderá enviar novas mensagens para determinado número. Esse é o tipo de bloqueio mais comum que pode acontecer.

Quando isso acontece normalmente você deixa de ver foto de perfil, status e sinalização de que a pessoa está online ou não. Além disso, suas mensagens ficam com sinal enviado, mas não recebido pela pessoa.

Outro tipo de bloqueio do WhatsApp é ter toda sua conta inativa pela plataforma. Isso pode acontecer quando o sistema do mensageiro online identificar que, por algum motivo, sua conta não cumpriu com os termos da plataforma.

Nesses casos, você não conseguirá utilizar aquele mesmo número em uma nova conta do mensageiro online e será necessário ter um novo chip para fazer outro registro e voltar a fazer vendas pelo WhatsApp.

Tipos de WhatsApp bloqueado

O bloqueio do WhatsApp pode acontecer de diferentes formas:

Uma pessoa pode bloquear o seu número para não receber novas comunicações suas;
A Meta (empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram), pode banir a sua conta e sua conta ser excluída da plataforma;

Alguma ação judicial pode ter impedido a operação da plataforma.

Na primeira ocasião você é impedido de estabelecer um contato por mensagens de texto via aplicativo com essa pessoa. Para voltar a ter contato com essa pessoa, é necessário que ela faça o desbloqueio de seu número.

No segundo caso você perde a sua conta no WhatsApp e não poderá registrar outra conta com aquele número banido. Aqui você pode entrar em contato com a Meta para tentar reaver seu número, no entanto o processo pode ser demorado e oneroso.

A terceira ocasião é menos recorrente, mas pode acontecer, nesses casos, todos os usuários do WhatsApp daquele país ou região são impedidos de enviar ou receber mensagens.

Nesses casos é necessário aguardar a situação se resolver e o serviço de mensagens ser restabelecido.

Como evitar o bloqueio do WhatsApp?

Quando seu número do WhatsApp é bloqueado por uma pessoa ou por conta de uma ação governamental, não tem muito o que fazer.

No entanto, existem diferentes formas de tentar evitar que o seu número do WhatsApp seja banido da plataforma por mal uso da ferramenta.

Veja as principais dicas a seguir!

Aquecimento do chip

Se você for usar um chip novo para trabalhar e enviar comunicações do seu funil de vendas no WhatsApp, é necessário que, antes de enviar mensagens em massa, você faça o aquecimento desse chip.

O aquecimento do chip é uma estratégia utilizada para mostrar a plataforma de mensagens online que você usa o WhatsApp de maneira natural para mensagens cotidianas. Para isso você deve espaçar suas ações por dias.

O ideal é que você faça as seguintes ações nos seguintes dias:

  • Primeiro dia
    • Entre em grupos do WhatsApp (de preferência grupos que já tenham sinergia com seu negócio);
    • Envie pelo menos 10 mensagens para pessoas conhecidas e estabeleça um diálogo breve com esses contatos.
  • Segundo dia
    • Troque mais mensagens com os 10 contatos anteriores;
    • Comece a realizar envios automáticos aos poucos. O ideal é iniciar com 50 envios.
  • Terceiro dia em diante
    • Comece a aumentar a quantidade de envios gradativamente;
    • É importante que você sempre acompanhe como está a proporção entre mensagens enviadas e recebidas.

Seguindo essas dicas é possível diminuir os riscos do seu número ser bloqueado ou banido da plataforma.

Estratégia de conteúdo

O WhatsApp é uma ferramenta de mensagens rápidas, ou seja, o ideal é que você envie mensagens curtas e objetivas. Muitas pessoas acabam cometendo o erro de enviar grandes blocos de textos para contatos “frios” e isso pode acabar deixando a experiência do leitor ruim.

Quando uma pessoa recebe esse tipo de mensagem de um número desconhecido, ela tem uma tendência maior de bloquear aquele número para não receber novas comunicações.

Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar a construir um conteúdo mais dinâmico, atraente e harmonioso.

Veja a seguir:

  • Priorize mensagens curtas e fragmentadas em vez de grandes blocos de textos;
  • Tente humanizar a mensagem o máximo que você puder (coloque o nome do lead na mensagem, se apresente, explique o motivo pelo qual você está enviando aquele recado…);
  • Permita que a pessoa solicite o não envio de novas mensagens suas;
  • Priorize o horário comercial para o envio de mensagens em massa;
  • Estimule a interação com seu lead ou cliente (faça perguntas, peça uma opinião…);
  • Seja sempre educado e respeitoso;
  • Não faça o envio de muitas mensagens repetidas;
  • Evite enviar um volume alto de mensagens em um curto espaço de tempo.

A Full Time Chat, plataforma de automação para WhatsApp, possui um sistema que garante que cada mensagem seja enviada com um intervalo de 12 segundos de uma para outra. Esse sistema visa simular o comportamento humano para minimizar o risco de bloqueio da sua conta.

Base de contatos

Você gosta de receber mensagens comerciais de uma empresa que você nem conhece e não tem nenhuma afinidade? Provavelmente não.

Então, tenha muito cuidado ao criar a base de contatos com quem você vai se comunicar. O ideal é que a sua lista seja feita por pessoas que sinalizem, de alguma forma, que desejavam receber mensagens da sua loja.

Isso, além de estabelecer um vínculo de confiança e aumentar a probabilidade de fechar uma venda, também garante que esteja dentro da lei.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor desde 2021, estabelece regras para o uso e manipulação de dados pessoais (como nome, e-mail e número de telefone), assim como busca estabelecer autorizações para o envio de mensagens, ligações ou e-mails sem autorização.

Portanto, sempre peça autorização (por escrito ou de forma virtual) para o envio de mensagens comerciais para aquela pessoa. Quer entender como a Full Time Chat pode te ajudar e vender mais no WhatsApp? Fale com um de nossos consultores agora mesmo!

Fique por dentro

Cadastre seu email e fique por dentro de todas nossas novidades.

Compartilhe com seus amigos.

Quem somos

O endereço do nosso site é: https://fulltimechat.com.br/.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam.

Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.

Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.

Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.

Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.

Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação.

Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde seus dados são enviados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.

Ao navegar em nosso site, você consente com a utilização de cookies e com nossa ​Política de Privacidade.