O bloqueio do WhatsApp é uma situação que assusta muita gente, principalmente aqueles que usam a ferramenta para trabalhar.
Embora seja impossível prever se isso vai acontecer, existem algumas boas práticas recomendadas que vão diminuir esse risco.
Neste artigo vamos te explicar mais sobre o assunto e compartilhar algumas dicas importantes. Siga a leitura
O que é o bloqueio do WhatsApp?
Ter o WhatsApp bloqueado quer dizer que você não poderá enviar novas mensagens para determinado número. Esse é o tipo de bloqueio mais comum que pode acontecer.
Quando isso acontece normalmente você deixa de ver foto de perfil, status e sinalização de que a pessoa está online ou não. Além disso, suas mensagens ficam com sinal enviado, mas não recebido pela pessoa.
Outro tipo de bloqueio do WhatsApp é ter toda sua conta inativa pela plataforma. Isso pode acontecer quando o sistema do mensageiro online identificar que, por algum motivo, sua conta não cumpriu com os termos da plataforma.
Nesses casos, você não conseguirá utilizar aquele mesmo número em uma nova conta do mensageiro online e será necessário ter um novo chip para fazer outro registro e voltar a fazer vendas pelo WhatsApp.
Tipos de WhatsApp bloqueado
O bloqueio do WhatsApp pode acontecer de diferentes formas:
Uma pessoa pode bloquear o seu número para não receber novas comunicações suas;
A Meta (empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram), pode banir a sua conta e sua conta ser excluída da plataforma;
Alguma ação judicial pode ter impedido a operação da plataforma.
Na primeira ocasião você é impedido de estabelecer um contato por mensagens de texto via aplicativo com essa pessoa. Para voltar a ter contato com essa pessoa, é necessário que ela faça o desbloqueio de seu número.
No segundo caso você perde a sua conta no WhatsApp e não poderá registrar outra conta com aquele número banido. Aqui você pode entrar em contato com a Meta para tentar reaver seu número, no entanto o processo pode ser demorado e oneroso.
A terceira ocasião é menos recorrente, mas pode acontecer, nesses casos, todos os usuários do WhatsApp daquele país ou região são impedidos de enviar ou receber mensagens.
Nesses casos é necessário aguardar a situação se resolver e o serviço de mensagens ser restabelecido.
Como evitar o bloqueio do WhatsApp?
Quando seu número do WhatsApp é bloqueado por uma pessoa ou por conta de uma ação governamental, não tem muito o que fazer.
No entanto, existem diferentes formas de tentar evitar que o seu número do WhatsApp seja banido da plataforma por mal uso da ferramenta.
Veja as principais dicas a seguir!
Aquecimento do chip
Se você for usar um chip novo para trabalhar e enviar comunicações do seu funil de vendas no WhatsApp, é necessário que, antes de enviar mensagens em massa, você faça o aquecimento desse chip.
O aquecimento do chip é uma estratégia utilizada para mostrar a plataforma de mensagens online que você usa o WhatsApp de maneira natural para mensagens cotidianas. Para isso você deve espaçar suas ações por dias.
O ideal é que você faça as seguintes ações nos seguintes dias:
- Primeiro dia
- Entre em grupos do WhatsApp (de preferência grupos que já tenham sinergia com seu negócio);
- Envie pelo menos 10 mensagens para pessoas conhecidas e estabeleça um diálogo breve com esses contatos.
- Segundo dia
- Troque mais mensagens com os 10 contatos anteriores;
- Comece a realizar envios automáticos aos poucos. O ideal é iniciar com 50 envios.
- Terceiro dia em diante
- Comece a aumentar a quantidade de envios gradativamente;
- É importante que você sempre acompanhe como está a proporção entre mensagens enviadas e recebidas.
Seguindo essas dicas é possível diminuir os riscos do seu número ser bloqueado ou banido da plataforma.
Estratégia de conteúdo
O WhatsApp é uma ferramenta de mensagens rápidas, ou seja, o ideal é que você envie mensagens curtas e objetivas. Muitas pessoas acabam cometendo o erro de enviar grandes blocos de textos para contatos “frios” e isso pode acabar deixando a experiência do leitor ruim.
Quando uma pessoa recebe esse tipo de mensagem de um número desconhecido, ela tem uma tendência maior de bloquear aquele número para não receber novas comunicações.
Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar a construir um conteúdo mais dinâmico, atraente e harmonioso.
Veja a seguir:
- Priorize mensagens curtas e fragmentadas em vez de grandes blocos de textos;
- Tente humanizar a mensagem o máximo que você puder (coloque o nome do lead na mensagem, se apresente, explique o motivo pelo qual você está enviando aquele recado…);
- Permita que a pessoa solicite o não envio de novas mensagens suas;
- Priorize o horário comercial para o envio de mensagens em massa;
- Estimule a interação com seu lead ou cliente (faça perguntas, peça uma opinião…);
- Seja sempre educado e respeitoso;
- Não faça o envio de muitas mensagens repetidas;
- Evite enviar um volume alto de mensagens em um curto espaço de tempo.
A Full Time Chat, plataforma de automação para WhatsApp, possui um sistema que garante que cada mensagem seja enviada com um intervalo de 12 segundos de uma para outra. Esse sistema visa simular o comportamento humano para minimizar o risco de bloqueio da sua conta.
Base de contatos
Você gosta de receber mensagens comerciais de uma empresa que você nem conhece e não tem nenhuma afinidade? Provavelmente não.
Então, tenha muito cuidado ao criar a base de contatos com quem você vai se comunicar. O ideal é que a sua lista seja feita por pessoas que sinalizem, de alguma forma, que desejavam receber mensagens da sua loja.
Isso, além de estabelecer um vínculo de confiança e aumentar a probabilidade de fechar uma venda, também garante que esteja dentro da lei.
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor desde 2021, estabelece regras para o uso e manipulação de dados pessoais (como nome, e-mail e número de telefone), assim como busca estabelecer autorizações para o envio de mensagens, ligações ou e-mails sem autorização.
Portanto, sempre peça autorização (por escrito ou de forma virtual) para o envio de mensagens comerciais para aquela pessoa. Quer entender como a Full Time Chat pode te ajudar e vender mais no WhatsApp? Fale com um de nossos consultores agora mesmo!